Sofrer de fungos nos pés é um distúrbio bastante comum e estima-se que 7 em cada 10 pessoas sofram de fungos nos pés e 45% terão episódios recorrentes por mais de 10 anos.
É uma condição dérmica superficial causada por fungos dermatófitos que se alimentam de queratina, que é a proteína que compõe a maior parte da camada mais externa da pele.
Os fungos são mais comumente localizados nas áreas entre os dedos, onde a umidade e o suor tendem a se acumular.
Se não forem tratadas adequadamente, elas tendem a reaparecer e se espalhar, se espalhando para outras áreas e causando problemas como fungos nas unhas.
Dizer “tenho fungo nos pés” pode não ser fácil, mas a boa notícia é que existem soluções para eliminá-lo de forma eficaz e rápida.
Por que tenho fungos nos pés e quais são seus sintomas?
Os fungos são favorecidos pela umidade, razão pela qual vivem e se reproduzem em condições de umidade, calor e pouca ventilação.
Assim, se mantivermos os pés molhados dentro de sapatos fechados, não os secarmos bem ou andarmos descalços por locais comuns como banheiros públicos, chuveiros, piscinas ou vestiários, é provável que contraímos fungos.
Além disso, se você é diabético ou seu sistema imunológico está enfraquecido, você estará mais propenso a eles.
O que fazer para eliminar o fungo do pé?
Se detectar fungos nos pés, o melhor é ir a uma farmácia e comprar um produto profissional para eliminar os fungos nos pés.
É verdade que você pode encontrar remédios caseiros, mas eles não são recomendados porque não se mostraram eficazes, então o fungo continuará crescendo.
O que fazer para prevenir uma nova infecção por fungos nos pés?
Depois de ter conseguido combater o fungo do pé, deve ter em conta algumas recomendações para evitar voltar a contrair esta condição:
O primeiro passo é seguir o tratamento conforme explicado nas instruções da bula e completá-lo, ou seja, devemos aplicá-lo todos os dias indicados. Se, assim que percebermos alguma melhora, deixarmos de usar o creme, corremos o risco de sofrer um reaparecimento imediato dos fungos.
Portanto, não pare de aplicar o creme até que o tratamento termine.
Lave os pés com água e sabão neutro todos os dias. Concentre-se nas áreas entre os dedos, pois elas são mais propensas a acumular sujeira e suor.
Se seus pés têm tendência a suar, você pode usar um desodorante em pó ou spray. Há também desodorantes para sapatos.
Seque muito bem os pés com uma toalha macia, principalmente nos espaços entre os dedos. Lembre-se que a umidade é um dos fatores que favorece o aparecimento de fungos.
Enquanto estiver com fungo, use uma toalha apenas para os pés e não a compartilhe, também não a mantenha molhada. Lave-o em água quente ou coloque-o para secar imediatamente.
Se você for a áreas comuns como piscinas ou vestiários, em nenhuma circunstância estabeleça contato direto com o solo. Para evitar isso, sempre use calçados adequados, como chinelos ou sapatos de água.
Use meias limpas todos os dias e, se seus pés suarem ou ficarem molhados, troque-os imediatamente. Melhor que sejam feitos de materiais que permitam a transpiração, como o algodão, que absorverá a umidade. Compartilhá-los não é recomendado.
Escolha sapatos confortáveis, do seu tamanho, de qualidade, melhores sem materiais sintéticos e adequados ao clima e à atividade que você vai realizar. Devem facilitar a evaporação do suor.
Se ficarem molhados, retire-os e pendure-os para secar. Não os guarde molhados nem os partilhe.
É bom trocar os pares de sapatos todos os dias para deixá-los arejar. Nos modelos com palmilhas em que é possível removê-las, lave-as frequentemente em água quente ou troque-as, principalmente se for calçado esportivo.