Ao caminhar, colocamos em funcionamento todo o organismo, o que repercute na saúde física e também a nível psicológico, devido à secreção de endorfinas. Conheça outros benefícios desta atividade muito prazerosa.
Muitas pessoas não sabem, mas caminhar é uma das melhores formas de exercício. Por ser algo natural para o corpo, não gera sensação de cansaço tão rápido quanto outros tipos de atividades e, além disso, é uma das formas de começar a adotar uma rotina diária de esportes.
Desde que seja feito em ritmo acelerado, a caminhada pode fornecer os benefícios do exercício cardiovascular.
Isso ocorre porque aumenta a frequência cardíaca, fortalece os músculos e queima calorias
O melhor de tudo, você pode começar a incorporar pouco a pouco a cada dia. Dessa forma, não causa desconforto e é mais fácil aumentar sua intensidade à medida que o corpo se acostuma.
Caminhar ajuda a manter o peso sob controle
Quando se fala em saúde física, as pessoas que têm a necessidade de perder peso são forçadas a perder mais calorias do que consomem por dia. Esse gasto de energia é a base para a perda de peso
Dependendo da velocidade e do tempo gasto na caminhada, esse simples exercício pode ajudar a queimar até 150 calorias, além das queimadas pelo aumento do metabolismo.
O movimento obtido com essa prática também pode ajudar a melhorar o tônus muscular, o que aumenta a capacidade do corpo de queimar gordura.
A razão para a relação entre esses dois conceitos é que o músculo é metabolicamente mais ativo que a gordura. Isso significa que exige mais calorias do corpo para funcionar, mesmo durante o repouso.
Proteger o coração
A saúde física com a prática diária deste exercício, reduz o risco de doenças cardíacas e derrames. Isso se deve à ação que ele tem para diminuir os níveis de colesterol ruim.
Ao aumentar a frequência cardíaca, a caminhada promove o bombeamento do sangue pelo sistema circulatório e, graças a isso, todas as células do corpo são oxigenadas sem dificuldades.
Como se isso não bastasse, fazê-lo em ritmo acelerado por 30 minutos por dia pode ajudar a controlar a pressão alta.
Caminhar combate a celulite
Combater a celulite? Adicione uma caminhada rápida por meia hora aos seus remédios para obter melhores resultados. Os benefícios do exercício em geral para prevenir e reduzir as consequências desta patologia
A principal razão é que a caminhada promove a circulação sanguínea, principalmente nos membros inferiores, que são afetados principalmente por ficar muito tempo sentado.
Da mesma forma, esse simples hábito estimula a eliminação de toxinas, líquidos e gorduras acumuladas, que são as principais causas desse distúrbio.
Previne doenças crônicas
Pessoas em risco de desenvolver doenças crônicas como diabetes tipo 2 e asma também se beneficiam dessa atividade.
Ao melhorar a resposta imunológica do organismo, a caminhada previne diversas patologias infecciosas e produz mudanças positivas no organismo em nível geral.
Por outro lado, por ser uma atividade de baixo impacto, fortalece os ossos e evita a perda de densidade óssea. Como mencionamos anteriormente, isso ajuda a prevenir o aparecimento da osteoporose.
Aumenta a sensação de bem-estar
Uma curta caminhada pode se tornar o melhor energizador natural e também uma excelente terapia para combater emoções negativas.
Com esta atividade, a circulação sanguínea é estimulada e o fornecimento de oxigênio para cada célula é aumentado, o que melhora a sensação de alerta e concentração.
Além disso, melhora o humor quase instantaneamente. Isso porque, ela libera endorfinas na corrente sanguínea, que ajudam a combater o estresse e a ansiedade.
Para maiores benefícios, é melhor encontrar um lugar tranquilo ao ar livre para caminhar um pouco.
Ideal para incluir na rotina
Depois de conhecer todos esses importantes benefícios da caminhada, vale a pena começar a incluir essa atividade como parte da rotina diária.
É um tipo de exercício que requer apenas 30 a 60 minutos por dia para melhorar significativamente a saúde física e emocional.
Além disso, outra vantagem da caminhada é que ela pode ser feita a qualquer hora do dia, sozinha ou acompanhada.