⚠️ Estamos nos recuperando e reestabelecendo devido às chuvas e pedimos sua compreensão. Nosso atendimento é exclusivamente no email: [email protected]

⚠️ Estamos nos recuperando e reestabelecendo devido às chuvas e pedimos sua compreensão. Nosso atendimento é exclusivamente no email: [email protected]

Pés suados, por que eles suam? Como evitá-lo?

Pés suados, por que eles suam? Como evitá-lo?

Você tem pés suados constantemente? Anda descalço e deixa pegadas no chão? Ou usa sandálias e seus pés escorregam?

Se a resposta for sim, podemos falar sobre sudorese excessiva nos pés.

Neste artigo analisamos tudo relacionado à transpiração: patologias, causas, tratamentos e dicas para resolver o problemas de pés suados.

A suor é um problema comum?

Em primeiro lugar, deve-se notar que na área plantar existem mais de 250.000 glândulas sudoríparas, que são a causa do suor.

Essa quantidade é muito maior do que outras partes do corpo, como testa, axilas ou palmas das mãos.

A transpiração é um processo normal e necessário para o organismo, através do qual regulamos a temperatura corporal e favorecemos a secreção de substâncias desnecessárias para o organismo.

É um processo lógico e normal e geralmente temporário. Por exemplo, em diferentes fases da vida em que o corpo passa por mudanças, como idades precoces (7 a 10 anos) ou puberdade, devido ao desenvolvimento hormonal, a transpiração pode ser excessiva e malcheirosa.

Então, esse é um problema bastante comum.

Pés suados: Quando devemos nos preocupar?

É muito importante ir ao especialista quando essa transpiração for excessiva e quando seus padrões mudarem, ou seja, a cor, o cheiro, etc.

Que fatores favorecem a transpiração?

Nas alterações relacionadas ao suor, é necessário tratar o agente que as causa e tentar encontrar uma solução para os fatores externos que as afetam. Aqui estão as seguintes causas:

Infecções

Se tivermos uma infecção, teremos que fazer um diagnóstico diferencial para descobrir se é bacteriana ou fúngica.

Ambos são resolvidos com a aplicação de cremes prescritos ou produtos recomendados por um especialista. Não é conveniente se automedicar, portanto, da Podoactiva, recomendamos sempre ir ao profissional competente antes de tomar a medicação.

Alterações endócrinas

Quando a transpiração excessiva se deve a alterações endócrinas, devemos esperar que esse desenvolvimento passe, paliando os sinais e sintomas com desodorantes antitranspirantes.

A prevalência em grupos que estão fazendo dietas hiperproteicas é observada em consulta, uma vez que a ingestão excessiva de proteínas e lipídios aumenta o excesso de sudorese.

Vale ressaltar que é muito importante para a questão de a transpiração ter uma alimentação balanceada evitando alimentos condimentados, refrigerantes e cafeína, beber bastante água e usar talco ou produtos podológicos recomendados por um especialista.

Fatores externos

Existem fatores desencadeantes como estresse. Ansiedade ou aumento da temperatura que favorecem a transpiração em determinados momentos. 

Calçados

Nossos pés suam mais quando usamos sapatos muito fechados em clima quente ou quando são feitos com materiais antitranspirantes, como o plástico.

Classificação das alterações relacionadas à sudorese

Existem 3 tipos de problemas relacionados à transpiração para pés suados. Classificados de acordo com seus sintomas:

Hiperidrose. É um excesso na quantidade de sudorese e está relacionado ao aumento da tensão, nervosismo e temperatura, além de dietas, infecções ou diferentes patologias crônicas.

Bromidrose.  Nome dado ao suor com odor forte ou desagradável, causado por alterações metabólicas (adolescência) ou por infecções (micose).

Cromidrose.  Distúrbio em que as glândulas produzem sudorese colorida, que se observa, sobretudo, em roupas brancas (meias, camisetas…).

Como posso evitar a transpiração?

Existem pequenos hábitos que podem reduzir, tanto quanto possível, essas mudanças desagradáveis ​​de sudorese.

  • Lave os pés diariamente e, sobretudo, seque muito bem a zona dos dedos para evitar que esta humidade dê origem ao aparecimento de fungos .
  • Troque as meias todos os dias e, se seus pés suarem muito, até duas. Além disso, é aconselhável apostar em materiais respiráveis.
  • Segue una dieta equilibrada e hidrátate.
  • Usa a diario desodorantes podológicos.
  • Não use os mesmos sapatos todos os dias, alterne-os.

Que opções terapêuticas temos para resolver a transpiração excessiva?

Os avanços tecnológicos e as pesquisas ajudam a ampliar o leque terapêutico. Assim, encontramos estas 3 soluções:

Simpatectomia. Consiste em bloquear o sistema nervoso simpático local na área com Botox. Este tratamento geralmente duro de 6 a 8 meses, portanto, a terapia deve ser repetida.

Iontoforese. É realizado com correntes elétricas, favorecendo a entrada de medicamentos escolhidos pelo profissional.

Cirurgia. Seria a última opção e consiste em secar permanentemente as glândulas sudoríparas na área a ser tratada. Esta técnica é usada em casos extremos.

Saiba mais sobre pés suados no vídeo abaixo.

Gostou desse material?

Compratilhe nas redes sociais

WhatsApp
Facebook
Twitter
Email
Carrinho de compras

Usamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.

Comece digitando para ver os posts que procura.