Manter a saúde dos pés e o cuidado com os pés é essencial em todas as épocas do ano. Para isso, é necessário optar por produtos que garantam bons resultados.
Não custa nada dedicar tempo, diariamente, à saúde dos pés. No entanto, para muitos jovens é difícil tanto adquirir quanto manter o hábito. Já que o mais comum é focar no cuidado de outras partes do corpo: os cabelos, o rosto, as mãos e, claro, a silhueta.
Em geral, quem dá mais atenção à saúde dos pés são as pessoas com mais de 55 ano. Quando a maior parte do desconforto começa a surgir.
Os pés, os grandes esquecidos
Os pés costumam ser os mais negligenciados nos cuidados com o corpo. Apesar de constituírem uma parte importante do corpo e de sua condição afetar a saúde.
Apesar de suportarem o peso do corpo e permitirem a realização de várias atividades no dia a dia. Nem sempre recebem os melhores cuidados.
O seu dia-a-dia envolve caminhar, correr, saltar, por vezes ficar horas sem se mexer, e nem sempre estão protegidos com o calçado mais adequado.
No entanto, não é até que eles estejam doloridos e espancados que eles recebem qualquer atenção real de nós.
O fato de estarem quase sempre ‘fechados’ dentro dos sapatos e serem uma parte pouco exposta, faz com que os esqueçamos facilmente.
A importância da saúde dos pés
Cuidar dos pés todos os dias, por pelo menos 5 minutos, não só nos proporcionará bem-estar no momento. Mas também a longo prazo (algo que, sem dúvida, apreciaremos muito com o tempo).
Para isso, não é necessário realizar nenhuma metodologia particularmente complicada. Basta ter consciência de que não devemos excluir os pés da rotina de cuidados pessoais.
Em outras palavras. Não é ruim cuidar da figura, do rosto ou de outras partes do corpo, desde que não descuidemos dos outros.
Um bom hábito complementa o outro e traz uma série de benefícios conjuntos que podem ser percebidos não apenas no nível físico. Mas também no emocional.
Dicas para uma saúde perfeita dos pés
A seguir, revisaremos as dicas essenciais para alcançar pés saudáveis de dez anos.
Remova os calos
Os calos, embora possam não nos incomodar no dia-a-dia. Tornam-se um incômodo se praticarmos esportes ou caminharmos regularmente.
Por esta razão, uma boa hidratação da pele dos pés ajuda a eliminar os calos e prevenir o seu reaparecimento.
As melhores opções são aqueles cremes que contêm uréia (a partir de 20%), ingrediente com comprovada ação queratolítica e renovação celular.
Da mesma forma, recomenda-se esfoliar os pés pelo menos uma vez a cada quinze dias. Para apreciar como o atrito do calçado é reduzido, pouco a pouco.
Claro, é preciso aplicar os cremes e realizar as esfoliações com movimentos suaves e relaxantes. Para tornar esse hábito ainda mais prazeroso e, assim, não o negligenciar por nada no mundo no futuro.
Combate a secura e os calcanhares gretados
Pés secos e calcanhares rachados representam problemas estéticos e de saúde. A pele seca é mais propensa a quebrar e ferir facilmente.
Portanto, se sofremos com os pés secos. Existem muitos produtos que podem proporcionar alívio imediato enquanto promovem a regeneração da pele.
Uma excelente opção para isso é aplicar um bom creme hidratante. Desta forma, restaura a elasticidade e previne a formação de fissuras e dureza.
A pior parte do ressecamento geralmente são os calcanhares: uma área que fica seca e rachada devido ao fato de que toda a pressão do corpo é aplicada a ela.
Portanto, a solução será um tratamento altamente regenerador que nutre intensamente, repara e protege as áreas mais secas.
O creme para pés secos tem uma fórmula enriquecida com ésteres de ácidos gordos, colesterol e esterol, esqualano e manteiga de manga.
Preste atenção à umidade e outros aspectos
A causa do mau cheiro do pé geralmente é a ação de bactérias e fungos que se proliferaram (entre outras coisas) devido ao excesso de umidade (suor) dentro do sapato.
Para resolvê-lo, é preciso ficar atento à umidade que pode estar nos sapatos (e nas meias) e começar a melhorar alguns aspectos, como:
- Ventilação do sapato.
- Higiene dos pés (lavagem, secagem, ventilação, etc.).
- Hidratação dos pés (com cremes, loções, óleos).
- Uso de pós desodorantes (antes de calçar os sapatos).
- Utilização de calçado de qualidade, que permita a transpiração dos pés.
Tenha cuidado, não é recomendado exceder o uso de pó. Pois este produto pode ressecar demais a pele e dar origem ao aparecimento de outros desconfortos, como rachaduras.
Cuidar da saúde dos pés não leva muito tempo
Como vimos, não custa nada cuidar dos pés. Basta levar 5 minutos para atendê-los adequadamente é suficiente para mantê-los em boas condições.
Claro, também devemos prestar atenção aos produtos que usamos para o seu cuidado.
Aprenda a cuidar da saúde dos pés no vídeo abaixo.