⚠️ Estamos nos recuperando e reestabelecendo devido às chuvas e pedimos sua compreensão. Nosso atendimento é exclusivamente no email: [email protected]

⚠️ Estamos nos recuperando e reestabelecendo devido às chuvas e pedimos sua compreensão. Nosso atendimento é exclusivamente no email: [email protected]

Tipos de calos nos pés masculinos

Tipos de calos nos pés masculinos

As calosidades são um problema frequente que pode afetar tanto a estética dos pés masculinos como a sua saúde, causando desconfortos de maior ou menor intensidade, dependendo do tipo de que sofremos.

Por isso é muito importante saber identificá-los corretamente, pois existem tipos de calos que requerem tratamento farmacêutico e outros que precisam de atenção médica. 

Não é incomum que em algum momento de nossas vidas nos encontremos com calos nos pés, essa condição é comum e estima-se que 35% dos homens sofram de calos nos pés. A seguir, explicamos como tratar calos dependendo do tipo.

Estes são os diferentes tipos de calos nos pés masculinos

Os calos nos pés masculinos, mais formalmente conhecidos como hiperqueratose plantar, são devidos ao atrito ou pressão excessiva em certas áreas dos pés, que engrossam e endurecem como mecanismo de proteção.

Assim, geralmente são causadas por calçados inadequados, falta de hidratação ou problemas na caminhada.

Além disso, patologias como joanetes ou dedos em garra ou martelo predispõem ao aparecimento de calos e podem ser dolorosas.

Mas nem todos os calos são iguais. Nas seções a seguir explicamos quais são os diferentes tipos de calos e qual o tratamento mais adequado para cada um.

Calos duros

Eles são os mais comuns. Eles aparecem perto das articulações dos dedos. O segundo, o terceiro e, sobretudo, o quinto são os dedos mais afetados. São lesões pequenas, bem definidas, de coloração amarelada e formato circular.

São causadas principalmente por deformidades nos dedos ou pela pressão exercida sobre eles por sapatos estreitos. Eles podem ser evitados seguindo estas recomendações:

  • Use sapatos confortáveis ​​e respiráveis ​​e alterne os pares com frequência.
  • Use meias sempre que usar sapatos fechados e troque-os diariamente.
  • Mantenha a pele dos pés bem hidratada.
  • Não se esqueça de cuidar da sua higiene.

Como remover calos duros nos pés

Se um calo duro nos incomoda ou afeta a estética de nossos pés, podemos aplicar um tratamento farmacêutico para eliminá-lo.

Para remover calos duros nos pés, é necessário um tratamento específico contra eles, portanto, práticas como cortar o calo não são recomendadas, pois podemos nos prejudicar.

Calos moles ou olho de galo

Eles também são conhecidos pelo nome de heloma interdigital. Eles aparecem entre os dedos, principalmente entre o quarto e o quinto, pois são produzidos pelo atrito entre os ossos.

São redondos e têm o centro avermelhado que lhes dá o nome de olho de galo.

Eles são formados principalmente quando são usados ​​sapatos de bico fino que mantêm os dedos pressionados juntos ou quando há alguma deformidade óssea

Tratamento para calos moles nos pés masculinos

Se o calo mole ou o olho de galinha causar muita dor, é aconselhável visitar um podólogo para que ele possa nos oferecer um tratamento profissional adaptado ao nosso caso.

Calosidades na sola do pé

Como o nome sugere, eles estão localizados na sola do pé, especialmente na base dos dedos e calcanhares. Normalmente aparecem devido ao piso impróprio e à falta de hidratação e são lesões arredondadas e amareladas.

É fácil confundir esses calos com verrugas, mas as verrugas não são um tipo de calo, mas sim a manifestação de uma infecção viral causada pelo papilomavírus humano.

Eles mostram pequenos pontos pretos que correspondem a capilares trombosados. Além disso, eles interrompem as pegadas da parte do pé.

Trate calos na sola do pé   

Quando os calos na sola do pé causam muita dor, a ponto de afetar sua maneira de andar ou suas atividades do dia-a-dia, é aconselhável visitar um podólogo.

Calos neurovasculares

Ocorrem em áreas que suportam muita carga, geralmente devido ao uso de calçados estreitos. Eles são como calos duros, mas por dentro têm vasos sanguíneos e terminações nervosas.

Como eles afetam os nervos, eles são muito dolorosos. É importante saber que os calos neurovasculares sempre requerem atenção médica. Somente este profissional pode removê-los.

Use chinelo ortopédico

Usar chinelo ortopédico pode ser uma ótima escolha para muitos problemas nos pés masculinos, incluindo calos.

O chinelo hut é excelente para isso, confortável e perfeito para usar no dia-a-dia, cuidando adequadamente da saúde dos pés masculinos.

Gostou desse material?

Compratilhe nas redes sociais

WhatsApp
Facebook
Twitter
Email
Carrinho de compras

Usamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.

Comece digitando para ver os posts que procura.