A dor lombar, também comumente conhecida como lombalgia, é uma condição caracterizada por causar dor lombar, embora outros sintomas também possam aparecer dependendo das causas da lombalgia.
Para aliviar a dor lombar, é importante tomar uma série de medidas que ajudam a reduzir a carga na área e reduzir a inflamação.
No entanto, se a dor for violenta, muito intensa ou não diminuir após algumas semanas de tratamento, será necessário visitar o médico.
Devido à variedade de motivos pelos quais pode aparecer, a lumbago é considerada uma condição frequente entre a população.
No entanto, isso não significa que não seja importante buscar o tratamento mais adequado para aliviar a dor lombar.
A seguir, no seguinte artigo, daremos uma série de recomendações para aliviar a dor lombar e se sentir melhor.
Causas de dor lombar ou lumbago
A parte inferior das costas é a área das nossas costas que suporta a maior parte do nosso peso, por isso é tão sensível e pode sofrer facilmente com qualquer sobrecarga.
Existem várias causas de dor lombar, algumas delas podem ser facilmente modificadas, enquanto outras requerem atenção médica. Entre as causas mais comuns de dor lombar encontramos:
Sobrecarga nos músculos lombares
Uma das causas mais frequentes dessa condição é a sobrecarga muscular causada por carregar muito peso ou levantar um objeto pesado com um movimento incorreto, que pode acabar afetando a musculatura lombar e causando dores.
As sobrecargas lombares também podem ocorrer devido a uma contratura na região, geralmente produto de um esforço, ou devido ao excesso de peso, que aumenta a pressão a que colocamos nossa região lombar.
Postura ruim
Passar muito tempo sentado ou em pé ao longo do dia, bem como sentar-se incorretamente, especialmente ao trabalhar, é uma causa comum.
Cuide sempre da nossa postura, escolha uma cadeira ergonômica que ofereça suporte para a região lombar e evite ficar muito tempo em pé ou sentado, é importante garantir a saúde das nossas costas.
Hérnia discal
O deslocamento dos discos espinhais pode fazer com que o conteúdo gelatinoso do disco espinhal vaze, levando à hérnia.
Se esta condição ocorrer na região lombar, pode causar dor lombar e desconforto que é importante diagnosticar e tratar adequadamente.
Ciática
A ciática ocorre quando o nervo ciático, que conecta a medula espinhal à parte externa da coxa, fica comprimido, irritado ou inflamado, causando uma dor intensa que vai da parte inferior das costas, pelas nádegas e pela parte de trás da coxa.
Essa propagação da dor é a marca registrada dessa condição, por isso é relativamente fácil identificar se essa é a causa da dor.
Degeneração do disco lombar
Qualquer condição que produza degeneração nos discos lombares, como o próprio processo de envelhecimento ou condições como artrite, osteoartrite ou osteoporose, também pode causar dor lombar.
Dicas para evitar a dor lombar
Além de saber como aliviar a dor lombar, também é importante aprendermos a prevenir essa condição.
Uma das medidas para evitar a dor é o uso de palmilhas, pois oferecem suporte aos pés para diminuir a tensão na região lombar, diminuindo o desconforto nessa região.
Além do uso diário de palmilhas, também é recomendável que você leve em consideração as seguintes dicas se quiser evitar lumbago:
Use calçado adequado: não use sapatos muito planos ou com salto excessivamente alto. Calçados inadequados podem aumentar o impacto nos pés e consequentemente nas costas.
Controle seu peso: O excesso de peso também pode aumentar o risco de dor lombar, pois promove sobrecarga nessa área do corpo.
Não carregue objetos pesados: pelo mesmo motivo que o anterior, é preferível que você não carregue objetos pesados. Se for preciso, lembre-se de dobrar os joelhos e manter as costas retas para não sobrecarregar a região lombar.
Realize exercícios específicos para os músculos das costas: alguns esportes, como ioga ou pilates, melhoram seu estilo de vida e são muito adequados para prevenir dores lombares ou lombalgia, pois nos obrigam gradualmente a adotar uma postura mais adequada ao nosso corpo.