Se você está com os pés doendo e se perguntando os motivos pelos quais seus pés doem tanto, neste artigo você encontrará as possíveis respostas.
Não são apenas os idosos que sofrem desses males
São 26 ossos (12,5% do corpo total), 33 articulações e mais de 100 músculos e tendões que estão na anatomia do pé. E com tantos elementos, não é de surpreender que alguns doem.
Os pés suportam todo o peso do corpo
Em um pé saudável, os tecidos duros e moles trabalham juntos para absorver o choque e lidar com o peso. Mas desgaste, lesões, mau posicionamento ou calçados inadequados podem causar complicações; um daqueles pelos quais nossos pés doem tanto.
Veja a seguir algumas causas que podem te deixar com os pés doendo.
Fasceíte plantar
Muitas vezes tem sido associada à presença de depósitos calcâneos sob o calcanhar (esporas). Embora também se considere que o uso de calçados inadequados. Com pouco apoio, bem como ficar em pé por longos períodos. Correr em superfícies duras ou andar descalço contribuem para o seu aparecimento.
A fascite pode diminuir em alguns meses. Fasceíte plantar devido a calçados inadequados.
O calçado é uma peça chave do esporte. Deve ser adequado para não favorecer lesões.
Metatarsalgia
Caracterizada por dor e inflamação na área metatarsal.
Segundo pesquisas, 80% das pessoas podem ter experimentado metatarsalgia em algum momento. Acredita-se que seja causado por atividades que impactam e estressam a sola do pé, como correr e pular.
Neuralgia
Um problema no sistema nervoso também pode ser a causa de nossos pés doerem tanto. Embora as neuropatias sejam mais complicadas de diagnosticar e tratar do que outras condições.
Os nervos digitais da sola do pé são afetados. As mesmas atividades que desencadeiam a metatarsalgia também podem desencadear um neuroma.
Sesamoidite
A sesamoidite é uma lesão relativamente comum em pessoas que praticam a dança dos dedos da bailarina. Fratura por estresse
Osteoartrite
É uma doença degenerativa da cartilagem, bem como dos ossos adjacentes às articulações.
Dedo em martelo
Os dedos em martelo são uma deformidade que ocorre com mais frequência no pé. Às vezes, também ocorre nos dedos da mão.
Perda de colágeno
Também há perda de colágeno nos pés.
Começamos a notá-lo quando as almofadas de gordura, na planta do pé e no calcanhar, atrofiam e têm menos amortecimento. Isso se traduz em dor.
Edema
Edema, inchaço causado pelo acúmulo anormal de líquidos.
O edema certamente é outra razão pela qual os pés doem tanto. No entanto, o problema pode ir além da simples dor, pois pode ocorrer estase venosa. Nesse distúrbio, o sangue se acumula e se forma a partir de uma ferida aberta (úlcera).
Joanete
Joanete hálux se manifesta como uma deformidade na articulação do dedão do pé.
Pode ser devido a fatores hereditários, que são agravados pelo uso de calçados inadequados ou sapatos de salto alto. Além disso, pessoas com arcos baixos ou pés chatos são mais propensas.
Está com os Pés doendo? Saiba quando você tem que ir ao médico?
É necessário consultar o médico se ocorrer alguma das seguintes situações:
- A dor dura vários dias e até semanas.
- Não se acalma com analgésico.
- A dor impede a caminhada.
- Ocorrem tonturas, náuseas ou febre.
Se seus pés doem tanto que você precisa visitar um podólogo, ele começará observando a forma do pé, a maneira como você anda e fica de pé, os sapatos que usa, entre outras coisas.
Especialistas afirmam que é de suma importância fazer visitas ao podólogo frequentemente. De forma que possa evitar problema com os pés.
Vale lembrar que. Visitar um especialista é a melhor forma de cuidar dos seus pés e evitar que fique com os pés doendo.