A pele é o maior órgão do nosso corpo e uma de suas principais funções é a de barreira de entrada para muitos microrganismos, protegendo-nos de possíveis infecções. Portanto, devemos sempre manter a pele hidratada.
O correto funcionamento da pele está diretamente relacionado à sua hidratação.
Em uma pele hidratada, que é bem mais elástica, é difícil que apareçam rachaduras ou descamação, minimizando as chances de infecção por microrganismos.
Quando nos referimos aos pés, a hidratação desempenha um papel ainda mais importante do que em qualquer outra área do corpo.
Pois estamos nos referindo a uma pele que costuma suportar carga. Ou a do peso do nosso corpo, se nos referirmos à planta, ou o da fricção do calçado na zona das costas.
Temos que ter em conta que a pele do pé também tem algumas particularidades que o resto do corpo não tem.
Por exemplo, vale a pena notar que a pele na área do calcanhar pode ser 50 vezes mais espessa do que a área da bochecha no rosto.
É fácil entender que um creme que funciona perfeitamente no rosto ou nas mãos não funciona perfeitamente nos pés.
Manter a pele hidratada com cremes específicos reduzirá as chances de aparecimento de lesões como rachaduras ou calos.
Veja a seguir algumas dicas que certamente vão ajudar a cuidar melhor dos pés.
Quando a pele do pé deve ser hidratada?
O pé, ao contrário do que é feito em muitas ocasiões, deve ser hidratado à noite.
É bastante comum que o resto do corpo fique hidratado pela manhã após o banho, e é correto para o resto da pele, mas não para os pés.
Devemos ter em mente que se hidratarmos os pés pela manhã e depois colocarmos o pé dentro de uma meia e/ou sapato, a mistura entre hidratação e possível sudorese do pé pode causar “maceração”.
Assim, gera-se um ambiente úmido mantido que não favorece em nada a saúde dos pés.
Por esta razão, a melhor forma de hidratar o pé é através da automassagem, alguns minutos antes de se deitar, para que o creme faça o seu trabalho durante a noite.
É aconselhável usar uma meia depois de colocar o creme para dormir?
Esta é uma pergunta que muitas pessoas querem saber. A crença é bastante difundida de que, se depois de colocar o creme hidratante, colocarmos uma meia durante toda a noite, o efeito será maior.
Bem, a resposta é não. Colocar uma meia ajudará a reduzir o efeito da hidratação, pois uma parte significativa do creme será absorvida pelo tecido da roupa.
O que recomendamos é, naqueles casos em que o ressecamento é muito evidente, por exemplo, rachaduras visíveis no calcanhar, realizar uma “cura plástica” à noite.
Consiste em aplicar creme hidratante no pé (o recomendado por um profissional de podologia) e cobrir a área do calcanhar com filme transparente (o que usamos na cozinha).
Isso tornará o efeito de hidratação muito mais intenso. Fazendo esta mesma operação dois ou três dias seguidos conseguiremos uma rápida reparação da secura do calcanhar.
No entanto, se mantivermos uma hidratação diária regular dos nossos pés, não será necessário recorrer a este remédio.
Se todos sabem que é muito importante manter a pele hidratada adequadamente, no caso do pé é muito mais importante. Pois uma rachadura ou qualquer lesão que favoreça a secura nos impedirá de fazer confortavelmente algo tão simples e comum como caminhar.
Claro, em todas as pessoas que praticam esportes ou que sofrem de alguma condição dermatológica, a hidratação dos pés é especialmente importante.
Que cremes devo usar?
A resposta é clara: cremes específicos para os pés (esqueça os cremes para o rosto, cremes para as mãos).
Além disso, é importante notar que a hidratação adequada “por fora” deve ser acompanhada de uma hidratação adequada “por dentro”.
É muito importante beber água, pelo menos 2 litros por dia, e manter uma alimentação equilibrada, rica em frutas e legumes.
Como de costume, não podemos ver os pés como uma parte separada do corpo, manter um peso adequado e uma nutrição e hidratação adequadas têm um efeito direto sobre nossos pés.
Saiba mais como hidratar os pés no vídeo abaixo.